top of page
Claudia Chigres.png

OFICINA DE TÉCNICAS DE ESCRITA FICCIONAL
com Claudia Chigres 

Terças-feiras (12 mar > 25 Junho), Das 19h30 às 21h30 BRT

16 aulas | 4 módulos

Aulas online via zoom

CLAUDIA CHIGRES é professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, da Especialização em Formação do Escritor (PUC-Rio) e da Especialização em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo (PUC-Rio). Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio) e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC-Rio), foi jurada de diversos concursos literários e trabalha com assessoria de escritores. É autora do livro Como Se (TextoTerritório, 2014) e organizadora dos livros 164 Circular (TextoTerritório, 2015) e Das Infâncias (Folk Books, 2022).

MÓDULOS

  1. os modos do silêncio II: 12, 19, 26 de março e 02 de abril

  2. pontuação e sinais gráficos na ficção: 09, 16, 23 e 30 de abril

  3. o personagem na ficção: 07, 14, 21 e 28 de maio

  4. o personagem na ficção II: 04, 11, 18 e 25 de junho

 

As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis (para sempre) no YouTube. 

DATAS DOS MÓDULOS

  1. MÓDULO 1: os modos do silêncio II
    A partir de textos motivadores, a oficina pretende trabalhar com a identificação e a construção do silêncio na literatura: de que modo analisar as relações palavra/silêncio e escrita/silêncio? Como podemos representá-lo no plano da enunciação? A leitura e os comentários dos textos produzidos pela turma serão feitos em aula.
    ​PROGRAMA

    1. Aula 1. O não-dito em Perec e Zambra

    2. Aula 2. Silêncio do homem simples

    3. Aula 3. Silêncio, memória e trauma

    4. Aula 4. Silêncio e epifania

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!

Utilize o cupom! 

CLAUDIA10 (10% de desconto)

2. MÓDULO 2: pontuação e sinais gráficos na ficção

A pontuação é a música da língua. Saber manipular a pontuação como meio de expressão artística, ora dando ritmo, pausa ou movimento, ora proporcionando novas maneiras de ler, é saber produzir efeitos que contribuem para revelar o conteúdo dos textos. Além da leitura e da análise de textos motivadores, serão propostos exercícios a serem discutidos em aula.

PROGRAMA

  1. Aula 1. Que venha o ponto final

  2. Aula 2. A vírgula e a velocidade

  3. Aula 3. Os dois pontos, o travessão, as aspas, os parênteses

  4. Aula 4. As reticências, o ponto de interrogação, o itálico

     

 

3. MÓDULO 3: o personagem na ficção

O que constitui um personagem? O que é, afinal, uma pessoa? Uma voz, um nome, uma

aparência, um conjunto de palavras que podem dar a noção exata do que seja alguém? A partir dessas considerações e da análise de textos ficcionais, os módulos 3 e 4 pretendem abordar e questionar a maneira realista de composição de personagem, apresentando outras formas possíveis de sua enunciação. A leitura e os comentários dos textos produzidos pela turma serão feitos em aula.

PROGRAMA

  1. Aula 1: Personagem de ficção ou ficção da personagem: tensão entre construção e

  2. desconstrução da ilusão referencial

  3. Aula 2: Figuração x caracterização

  4. Aula 3: Corpo verbal x corpo físico

  5. Aula 4: A voz da personagem e o foco narrativo


     

4. MÓDULO 4: o personagem na ficção II

PROGRAMA

Aula 1: Diálogo

Aula 2: Ambientação da personagem

Aula 3: Personagem em movimento

Aula 4: Memória e reflexão

Aula aberta: 27 de Fevereiro às 18h BRT

bottom of page