top of page

O PROFETA DA DESTRUIÇÃO: vida e obra de Cormac McCarthy
com Luís Otávio Hott

Quartas-Feiras (12 Junho > 17 Julho), Das 19h às 21h BRT

Aulas online via zoom

LUÍS OTÁVIO HOTT é escritor, professor de literatura e especialista em ficção policial. Realiza pesquisa de pós-doutorado em Teoria Literária na USP, é doutor em Estudos Literários pela UFRJ e mestre em Teoria da Literatura pela UFMG. Publicou poemas e artigos em revistas e periódicos.

A morte de Cormac McCarthy em junho de 2023, aos 89 anos, trouxe à tona diversas questões sobre sua vida e obra. O autor, que passou grande parte da sua vida escrevendo em obscuridade, nos últimos anos, emergiu como um dos mais importantes romancistas do final do século XX e início do século XXI. Seus romances, situados nas margens da civilização, entre as florestas dos Apalaches e o Oeste americano numa época sem lei, exploram questões filosóficas e metafísicas de grande relevância, desde a natureza do mal e a nossa propensão para a violência à existência de Deus e a busca por transcendência. “Em algum lugar existe um profeta da destruição vivo e verdadeiro e não quero confrontá-lo. Sei que ele é real. Sei que ele é real. Já vi seu trabalho.” Esta citação de Onde os velhos não tem vez, romance que deu origem ao filme dos irmãos Cohen, serve de epílogo para toda a obra de Cormac McCarthy, sendo ele mesmo um profeta da destruição.
 

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!

Inscrições até 10/06/2024

Inscrição meia-entrada: R$ 300

*Meia-entrada para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de meia-entrada. 

Utilize os cupons! 

LUIS10 (10% de desconto)

LUIS20 (20% de desconto)

Sua obra, dividida em três períodos diversos, o sulista, o do velho oeste, e o tardio, caracteriza um autor que foi capaz de construir uma produção diversificada, mas que, ao mesmo tempo, mantém suas temáticas essenciais, suas personagens e sua ambientação. McCarthy explora uma série de temas filosóficos, sempre com uma atenção concentrada no que torna o mundo belo, apesar de sua brutalidade, indiferença e violência. Uma análise de seus manuscritos revela sua própria atenção cuidadosa com a arte, pois frases isoladas são escritas, reescritas, colocadas lado a lado e escritas novamente até que se tornem poderosas por si mesmas. Ao mesmo tempo em que McCarthy se mostra como um alquimista da literatura, com referências místicas, do cristianismo ao gnosticismo, seu tom profético combinando a matéria-prima da experiência humana, revela um mundo que é ao mesmo tempo belíssimo e terrível.

Em seis encontros, Luís Otávio Hott apresenta o corpo de trabalho de um dos maiores escritores norte-americanos, desde seus primeiros romances, próximos ao “Gótico sulista”, até suas obras mais recentes, a “Trilogia da fronteira” e seus dois últimos romances. 

As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis no YouTube. 

PROGRAMA DO CURSO
 

O curso será dividido em três módulos principais, cada um deles com duas aulas.

 

Módulo 1 – Introdução: visão geral do programa de estudos, discussão e visão geral da teoria da narrativa de Cormac McCarthy. O período sulista: Tennessee e Appalachia – O gótico sulista: The Orchard Keeper (1965), Outer Dark (1968), Child of God (1973), Suttree (1979). Os romances deste período permanecem sem tradução, portanto, as aulas serão feitas através de trechos traduzidos dos romances.

 

Primeira aula - Introdução: visão geral do programa de estudos, discussão e visão geral da teoria da narrativa de Cormac McCarthy. Apresentação das obras. Textos teóricos:

“Entendendo Cormac McCarthy”; “Histórias, romances e ideias”.

 

Segunda aula: McCarthy e os usos da filosofia nos romances do Tennessee. Evenson,

“McCarthy and the Uses of Philosophy in the Tennessee Novels” (McCarthy e os usos da

filosofia nos romances do Tennessee).

 

Módulo 2 – O velho oeste: Trilogia da Fronteira: Meridiano de Sangue (1985), Todos os belos cavalos (1992), A travessia (1994), Cidades da planície (1998).

 

Primeira aula: Meridiano de Sangue – “No Oeste”: História e o problema do mal nos

romances de faroeste de McCarthy; Meridiano de Sangue e a poética da violência.

 

Segunda aula: Trilogia da fronteira – Mitologia e misticismo nos romances da fronteira de McCarthy: Gnosticismo e Cristianismo nos romances de McCarthy; Natureza e naturalismo em McCarthy.

 

Módulo 3 – Período tardio: Apocalíptico e contemporâneo: Onde os velhos não têm vez

(2005), A estrada (2006), O passageiro (2022), Stella Maris (2022).

 

Primeira aula: Os trabalhos tardios: Onde os velhos não têm vez – o profeta da destruição; A estrada – a busca por transcendência em McCarthy.


Segunda aula: Leitura de trechos e análise de O passageiro e Stela Maris (2022 e 2023): Crítica do Esclarecimento norte-americano.

bottom of page