AUTORIA FEMININA NEGRA NO ROMANCE BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
com Sílvia Barros
terça-feira (22 outubro > 12 novembro), 19h30 às 21h30 BRT
Aulas online via zoom
SÍLVIA BARROS é professora de português e literatura, doutora em literatura brasileira, pesquisadora e escritora. Participou de diversas antologias literárias, como Cadernos Negros e Poetas negras brasileiras: uma antologia. Publicou O belo trágico na literatura brasileira contemporânea, Literatura de autoria negra, Poemas para meu corpo nu e Em tempos de guerra.
Sílvia Barros reflete sobre o romance contemporâneo brasileiro a partir da produção de autoras negras, recorrendo à leitura e interpretação de três livros: Virgínia Mordida (Jeovanna Vieira), Mata Doce (Luciany Aparecida) e Louças de Família (Eliane Marques). A discussão será enriquecida com o pensamento de escritoras e intelectuais negras como Djaimilia Pereira de Almeida, Toni Morrison e Fernanda Miranda, entre outras.
As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis no YouTube.
PROGRAMA
Aula 1 - Um breve panorama da autoria feminina negra no romance brasileiro. Romances escritos por mulheres negras: superando a escassez. O conceito de Escrevivência.
Aula 2 - Virgínia Mordida e o amor. Relações amorosas, gênero e raça.
Aula 3 - Mata doce: tragédia e delicadeza. Sexualidade e interseccionalidade. A tradição regionalista sob a ótica da mulher negra
Aula 4 - Louças de família: o poder da narradora. A mulher subalternizada. Falar para libertar. Falar com mil vozes e línguas.
Formas de inscrição
Inscrições Abertas!
Inscrições até 20/10/2024
Desconto especial:
Desconto especial para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. Os cupons não são cumulativos. Será utilizado apenas um por compra.
Utilize os cupons!
SILVIA10 (10% de desconto)
SILVIA15 (15% de desconto)
REFERÊNCIAS
Alice Walker. Colhendo flores sob incêndios: os diários de Alice Walker (1965-2000).
bell hooks. Tudo sobre o amor.
Carolina Maria de Jesus. Casa de alvenaria, volumes 1 e 2.
Claudia Tate (org.), Vozes negras: a arte e o ofício da escrita.
Constância Lima Duarte e Isabella Rosado Nunes (org.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo.
Djaimilia Pereira de Almeida. O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo.
Fernanda R. Miranda. Silêncios prescritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras.
Patrícia Hill Collins. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento.