top of page
image_123650291.JPG

CLARICE LISPECTOR: O SAGRADO NO MAIS MUNDANO
com Quésia Olanda

terça, 16 de julho às 19h BRT

Aula online e gratuita via zoom

QUÉSIA OLANDA é poeta, professora e pesquisadora. Graduada em Filosofia pela UFRRJ e Mestre em Filosofia pela UERJ, desenvolve pesquisa de Doutorado em História da Filosofia na UFRJ/PPGF. É autora de colcha de retalhos ou quase-poesias (2023).

Em uma de suas viagens na década de 1940, Clarice Lispector adquiriu uma tela do pintor italiano Angelo Savelli intitulada Anunciação. O quadro retrata um cenário cristão, o momento em que o anjo Gabriel visita a virgem Maria. A pintura aparece em muitas fotografias de Lispector – sempre em posição privilegiada –, reverberando em seus textos, sobretudo, na crônica também chamada Anunciação (1968), no qual a autora faz uma espécie de análise do quadro e afirma se renovar nele. Clarice humaniza o divino, atrelando a missão de Maria com a vida mais mundana, reconhecendo que “cada ser humano recebe a anunciação [...], como se houvesse para cada um, em algum momento da vida, a anunciação de que há uma missão a cumprir”. Essas palavras ressoam no conto Via crucis (1974), em que Lispector retoma a temática cristã, mas deixa em aberto o futuro da personagem, reconhecendo ainda que todos passam por uma certa via sacra.

O sagrado é um tema recorrente em sua obra, não se limitando ao cristianismo. O divino para Clarice é interpretado por uma perspectiva material, imanente e apaixonada. Podemos perceber o itinerário místico de muitas personagens e um estado de epifania, como comenta Benedito Nunes sobre o caso da escultora de A Paixão Segundo G.H. E, geralmente, o teor religioso se dá num gesto ordinário, através do que é mais mundano. Por meio dessa trivialidade um espanto acontece, uma reflexão e, portanto, uma filosofia, como concebe Aristóteles. É por essa via que a nossa aula pretende caminhar, pensando a questão do sagrado na obra de Clarice Lispector

A aula aberta é gratuita e ao vivo pela plataforma zoom.  A aula não será gravada. 

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!

Até 14/07/2024

A inscrição é gratuita:

Para participar, basta preencher o formulário no botão abaixo e enviaremos o link no dia da aula. A aula não será gravada. 

bottom of page