top of page
6f3f34e2-179f-4ad5-beac-bab9ae97ccf1.jpg

A IRONIA NARRATIVA NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA
com Pedro Malard

segundas: 11 novembro a 2 dezembro, 19h às 21h BRT

Aulas online via zoom

PEDRO MALARD é professor de Literatura em Língua Inglesa do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor pela State University of New York at Albany (PhD in English com ênfase em Creative Writing). 

A ironia narrativa é uma técnica literária frequentemente empregada na escrita contemporânea para criar profundidade, subverter expectativas, revelar hipocrisias e provocar reflexões naquele que lê. Ao longo dos encontros, Pedro Malard lê e analisa diferentes tipos de ironia narrativa, discutindo o modo como alguns autores contemporâneos utilizam essa técnica e os efeitos criados para o leitor. Através de exercícios de escrita, vamos criar, recriar e reinventar narradores que revelam mais do que pretendem.

As aulas são síncronas e as gravações são enviadas apenas aos inscritos. Emitimos certificado de participação. 

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!

Inscrições até 09/11/2024

Desconto especial:

Desconto especial para universitários (comprovante de matrícula ativa em cursos regulares de graduação, bacharelado, licenciatura, especialização, mestrado e doutorado em universidades brasileiras) e para pessoas acima de 65 anos (comprovante de identidade). Envie o seu comprovante para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. Os cupons não são cumulativos. Será utilizado apenas um por compra.

Utilize os cupons! 

PEDROM10 (10% de desconto)

PEDROM15 (15% de desconto)

PROGRAMA

AULA 1: Introdução à ironia. Definições de ironia. O dito e o não-dito. Ironia narrativa. Textos: O papel de parede amarelo, Charlotte Perkins Gilman. A estória de uma hora, Kate Chopin. 

Atividades: Escrever uma cena de uma perspectiva distorcida. Analisar como o narrador pode manipular eventos e influenciar a interpretação do leitor.

 

AULA 2: Ironia verbal e distanciamento narrativo. Múltiplos pontos de vista. Ironia no desenvolvimento do personagem e do enredo. Texto: A vida pela frente, Romain Gary.

Atividades: Manipular tom e contexto. Criar um texto epistolário com narrativas divergentes. 

 

AULA 3: Situações irônicas. Confiabilidade do narrador. Texto: O som e a fúria, William Faulkner.

Atividade: Experimentação com diferentes níveis de consciência narrativa. 

 

AULA 4: Ironia e percepção. Metaficção. A criação do leitor e a morte do autor. Textos: A imitação da rosa, Clarice Lispector. Finais felizes, Margaret Atwood. 

Atividade: Escrever minicontos metaficcionais e/ou narrativas não convencionais.

bottom of page