
A IRONIA NARRATIVA NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA
com Pedro Malard
segundas: 11 novembro a 2 dezembro, 19h às 21h BRT
Aulas online via zoom
PEDRO MALARD é professor de Literatura em Língua Inglesa do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor pela State University of New York at Albany (PhD in English com ênfase em Creative Writing).
A ironia narrativa é uma técnica literária frequentemente empregada na escrita contemporânea para criar profundidade, subverter expectativas, revelar hipocrisias e provocar reflexões naquele que lê. Ao longo dos encontros, Pedro Malard lê e analisa diferentes tipos de ironia narrativa, discutindo o modo como alguns autores contemporâneos utilizam essa técnica e os efeitos criados para o leitor. Através de exercícios de escrita, vamos criar, recriar e reinventar narradores que revelam mais do que pretendem.
As aulas são síncronas e as gravações são enviadas apenas aos inscritos. Emitimos certificado de participação.
Formas de inscrição
Inscrições Abertas!
Inscrições até 09/11/2024
Desconto especial:
Desconto especial para universitários (comprovante de matrícula ativa em cursos regulares de graduação, bacharelado, licenciatura, especialização, mestrado e doutorado em universidades brasileiras) e para pessoas acima de 65 anos (comprovante de identidade). Envie o seu comprovante para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. Os cupons não são cumulativos. Será utilizado apenas um por compra.
Utilize os cupons!
PEDROM10 (10% de desconto)
PEDROM15 (15% de desconto)
PROGRAMA
AULA 1: Introdução à ironia. Definições de ironia. O dito e o não-dito. Ironia narrativa. Textos: O papel de parede amarelo, Charlotte Perkins Gilman. A estória de uma hora, Kate Chopin.
Atividades: Escrever uma cena de uma perspectiva distorcida. Analisar como o narrador pode manipular eventos e influenciar a interpretação do leitor.
AULA 2: Ironia verbal e distanciamento narrativo. Múltiplos pontos de vista. Ironia no desenvolvimento do personagem e do enredo. Texto: A vida pela frente, Romain Gary.
Atividades: Manipular tom e contexto. Criar um texto epistolário com narrativas divergentes.
AULA 3: Situações irônicas. Confiabilidade do narrador. Texto: O som e a fúria, William Faulkner.
Atividade: Experimentação com diferentes níveis de consciência narrativa.
AULA 4: Ironia e percepção. Metaficção. A criação do leitor e a morte do autor. Textos: A imitação da rosa, Clarice Lispector. Finais felizes, Margaret Atwood.
Atividade: Escrever minicontos metaficcionais e/ou narrativas não convencionais.