top of page
2021-10-23-OscarNestarez-EsterCarolinaFotografia-150-Alta.jpg

A LITERATURA DE HORROR DA TEORIA À PRÁTICA
oficina de escrita com Oscar Nestarez

Terças-feiras (9 > 30 julho), das 19h às 21h BRT

Aulas online via zoom

Oscar Nestarez é escritor e pesquisador, doutor pela FFLCH-USP e pós-doutor pela Universidade de Alcalá de Henares (Espanha). Publicou o romance Bile negra (Avec), a novela Claroscuro (Draco) e é co-organizador de Tênebra - narrativas brasileiras de horror [1839-1899] (Fósforo). 

Em quatro encontros, Oscar Nestarez visita a historiografia da literatura de horror e apresenta suas origens e relações com o gótico e o fantástico. Desmontando alguns contos do gênero considerados bem-sucedidos e mostrando sua composição e seus mecanismos internos, a oficina também explora a montagem de nossos próprios artefatos do arrepio por meio de exercícios práticos e a elaboração final de uma narrativa breve. 

As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis no YouTube. 

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!

Inscrições até 07/07/2024

Inscrição meia-entrada: R$ 200

*Meia-entrada para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de meia-entrada. 

Utilize os cupons! 

OSCAR10 (10% de desconto)

OSCAR20 (20% de desconto)

PROGRAMA DO CURSO

Aula 1 - O medo seguro

Uma incursão nas origens do assombro na literatura [anúncio de trabalho final: a redação de uma narrativa curta + exercício a ser realizado em casa: sinopse desta narrativa]. Bibliografia: A filosofia do horror: ou paradoxos do coração, de Noël Carroll.

Aula 2 - Edgar Allan Poe
teoria e prática [análise de conto de Poe a ser escolhido + comentários sobre sinopses + exercício a ser realizado em casa: descrição de uma cena assustadora]. Bibliografia: Contos de imaginação e mistério, de Edgar Allan Poe
 
Aula 3 - As figurações do horror no século XX

H. P. Lovecraft, Shirley Jackson e Clive Barker [comentários sobre cenas assustadoras + exercício a ser realizado em casa: composição de personagens]. Bibliografia: Textos dos três autores a serem escolhidos.


Aula 4 - Arrepio contemporâneos

A dimensão política do horror [análise de conto de Mariana Enriquez e de trechos de Layla Martínez; comentários sobre composição de personagens + debates sobre contos elaborados por alunos e alunas]. Bibliografia: As coisas que perdemos no fogo, de Mariana Enriquez, e Cupim, de Layla Martínez.

bottom of page