
SALOMÉ EM CENA: a dança e o trágico na arte e na literatura
oficina de escrita com Maura Voltarelli
Quartas e Sextas: 03 e 05, 10 e 12/12 | 10h às 12h e 19h às 21h BRT
Aulas online via zoom
MAURA VOLTARELLI é crítica literária, professora e pesquisadora com mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP, e pós-doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É autora dos livros de crítica literária O Sequestro da Ninfa (2024), sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, e Amar, depois de perder: uma poética da Ninfa (2021), além do livro de poemas Nymphé e outros poemas (2014) e de diversos artigos sobre literatura brasileira, teoria e crítica literária e artes visuais. Atualmente, realiza um segundo pós-doutorado na Unicamp, onde também dá aulas.
“O mistério do amor é muito maior que o mistério da morte”, assim nos diz Salomé no célebre drama de Oscar Wilde, publicado em 1893, que leva o nome da misteriosa e mortífera dançarina que assaltou o imaginário das artes no fin de siècle, convertendo-se em uma espécie de locus communis na passagem para a modernidade. De mero instrumento a serviço da vingança de sua mãe, Herodias, tal como aparece na narrativa bíblica, Salomé se converte na virada do século XIX para o século XX na feiticeira, na femme fatale e na histérica subversiva, cujo corpo curvado em arco se insinua na coreografia ondeante e lasciva de Salomé.
Nesta oficina, vamos retomar algumas figurações de Salomé na literatura ocidental que datam do período compreendido entre o século XIX e início do século XX, entre elas, o drama Salomé, de Oscar Wilde, o conto “Herodíade” (1877), de Gustave Flaubert e seu romance Salammbô (1862) e o poema inacabado de Mallarmé “Hérodiade” que ele começa a escrever em 1864, em que as relações entre linguagem e dança se intensificam diante de uma Salomé demoníaca. Próxima da Salomé de Mallarmé, está a “Deusa da imortal histeria” à qual sucumbe o herói do romance Às avessas (1884), de J.K. Huysmans, reconhecida na “Salomé sobre-humana” que das telas de Gustave Moreau salta para as páginas do livro.
Formas de inscrição
Inscrições para aula aberta e gratuita
Inscrições abertas:
Inscrições até 01/11/2025
Cupons válidos até 27/10/2025
Desconto especial para ex-alunas/os, estudantes universitários e pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial.
Ou utilize o cupom: MAURA5
(sujeito à disponibilidade)
Em um segundo momento, vamos nos deslocar para a literatura brasileira, seguindo os gestos convulsivos de Salomé em autores do Romantismo como Fagundes Varela e José de Alencar com sua trágica e erótica Lucíola (1862), passando por Machado de Assis e sua “Terpsícore” (1886), entre outras personagens com ares de cigana “oblíqua e dissimulada”, chegando a inquietantes figuras femininas espalhadas pelos contos fantasmagóricos de Júlia Lopes de Almeida reunidos em Ânsia eterna (1903), entre eles, “O caso Ruth” em que nos deparamos com uma “morta em êxtase” a dançar com uma alegria maligna de dentro da própria morte. Também vamos fazer uma passagem pela violenta dança de Ana, personagem de Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, que será lida aqui como uma Salomé e bacante anacrônica, mulher ornamental e transgressiva.
Nosso percurso pela literatura será acompanhado pelo diálogo com as artes visuais através de algumas figurações da dança de Salomé e das variações do tema em obras de Botticelli, Ticiano, Donatello, Bernardino Luini, Artemisia Gentileschi, Dominique Ingres, Gustave Moreau, Victor Meirelles, entre outros artistas capturados por essa força feminina e pelo enigma de uma dança a girar em torno do abismo.
Programa das aulas:
1. Salomé: dança e decadência, o espírito trágico e o corpo despedaçado
2. Beleza e morte: as Salomés de Oscar Wilde, Flaubert, Huysmans e Mallarmé
3. Lascivas, vingativas: as falenas de Varela e Alencar, as bacantes de Machado de Assis
4. A morta em êxtase: as danças infernais de Júlia Lopes de Almeida e Raduan Nassar
As aulas do curso são ao vivo e as gravações ficam disponíveis por 30 dias. Emitimos certificado de participação.




