top of page
foto para cursos.jpg

AS FLÂNEUSES: mulheres que caminham e escrevem
oficina de escrita com Maura Voltarelli

Quartas: 13/08, 20/08, 27/08 e 03/09, 19h30 às 21h30 BRT  

Aulas online via zoom

MAURA VOLTARELLI é crítica literária, professora e pesquisadora com mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP, e pós-doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É autora dos livros de crítica literária O Sequestro da Ninfa (2024), sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, e Amar, depois de perder: uma poética da Ninfa (2021), além do livro de poemas Nymphé e outros poemas (2014) e de diversos artigos sobre literatura brasileira, teoria e crítica literária e artes visuais. Atualmente, realiza um segundo pós-doutorado na Unicamp, com pesquisa sobre as expressões da histeria na literatura brasileira.

“Começo a ansiar por alguma pequena linguagem, como usam os amantes, palavras interrompidas, palavras inarticuladas, como o arrastar dos pés na calçada.” Virginia Woolf, que adorava andar pelas ruas de Londres, escreveu essas palavras no seu romance As ondas, manifestando o desejo de uma escrita que se constrói a partir do corpo em movimento e se concebe como um corpo desejante que vai em busca do mundo, do seu drama, das vidas anônimas que ele acumula e dissolve, dia após dia, dos lugares escondidos, das belezas imprevistas. É também com toda uma tradição que se tornou expressiva na literatura do século XIX que Woolf dialoga: a do flâneur. Imortalizado por Edgar Allan Poe no seu conto “O homem na multidão”, o flâneur é, a um só tempo, alguém que segue e é seguido, que se perde e se encontra no ritmo, na pulsação da cidade, alguém que se deixa capturar pela modernidade e seus fluxos, enquanto os captura a ponto de torná-los parte de si mesmo. 

Nesta oficina de escrita, vamos retomar a figura do flâneur para conjugá-lo no feminino, seguindo os passos de mulheres, entre escritoras, cineastas e artistas de modo geral, que criaram muitas de suas obras a partir da errância pela cidade e que, igualmente, tematizaram e renderam homenagem à flânerie em suas criações. Também vamos propor exercícios de escrita que tomam o caminhar, esse gesto a um só tempo simples e subversivo, como inspiração ou potência de criação artística.

Formas de inscrição

Inscrições abertas:

Inscrições até 11/08/2025

Cupons válidos até 06/08/2025

Desconto especial para ex-alunas/os, estudantes universitários e pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. 

Ou utilize o cupom: MAURA5 

(sujeito à disponibilidade)

PROGRAMA

Aula 1: Flâneur, flâneuse: do homem na multidão à passante de Baudelaire

Aula 2: "Batendo pernas nas ruas" com Virginia Woolf, George Sand e Agnès Varda 

Aula 3: Uma aprendizagem da errância: Clarice Lispector e suas mulheres de passagem

Aula 4: A cidade a teus pés: a flânerie de Ana Cristina César

As aulas do curso são ao vivo e as gravações ficam disponíveis por 30 dias. Emitimos certificado de participação. 

bottom of page