top of page
Marina Grandolpho.jpeg

DISPOSITIVOS DE ESCRITA
oficina de escrita com Marina Grandolpho

Quintas: 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12 | 19h às 21h BRT

Aulas online via zoom

MARINA GRANDOLPHO é professora e escritora, formada em Letras e doutora em Estudos Literários. Com textos em revistas e coletâneas, publicou Maquinário feminino e outras conversas (Patuá, 2023) e a poeira da casa ainda dança (Patuá, 2024). Prêmio Off Flip 2023, finalista nas categorias conto e poesia, destaque em poesia.

Com a oficina DISPOSITIVOS DE ESCRITA vamos pensar temas que possam inspirar um processo de escrita inicial e investigar procedimentos estéticos que contribuam com o texto produzido a partir dos temas encontrados, trabalhando aspectos como ritmo, escolhas vocabulares e construções implícitas e inusitadas. Nos três primeiros encontros, vamos conduzir uma breve apresentação e reflexão de conceitos, trazidos de textos teóricos e exemplificados em textos literários, e mobilizar exercícios relativamente livres de escrita que contemplem as reflexões suscitadas. No último encontro, o tempo será dedicado à leitura e discussão dos textos produzidos ao longo da oficina.

Encontro 1: A escrita possível

No primeiro encontro, vamos pensar e buscar inspirações para (re)escrever a partir de tudo que nos parece possível (ou não): o corpo, o cotidiano, um animal, a imaginação, o trivial, a infância, a memória, um repertório (música, filme, novela, brincadeiras, ditados populares etc.), o inusitado, a notícia, a descrença, o político, a tradição. A instigação para se pensar tais temas contará com a leitura de pequenos fragmentos dos seguintes livros: Pia cheia (Carolina Bataier), Nostalgias canibais (Odorico Leal), Uma mulher só não faz verão (Daniela Rezende), Os tais caquinhos (Natércia Pontes), Pote de mel e outros poemas (Leonardo Gandolfi), A mulher do padre (Carol Rodrigues), Erva Brava (Paulliny Tort), 50 contos de Machado de Assis (Org. John Gledson), Olhos d’água (Conceição Evaristo), Também guardamos pedras aqui (Luiza Romão).

Formas de inscrição

Inscrições para aula aberta e gratuita

Inscrições abertas:

Inscrições até 25/11/2025

Cupons válidos até 20/11/2025

Desconto especial para ex-alunas/os, estudantes universitários e pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. 

Ou utilize o cupom: MARINA5 

(sujeito à disponibilidade)

Encontro 2: Modos de demarcar a página

No encontro 2, vamos refletir sobre questões como a forma (a prosa, o verso, o híbrido), a extensão de um texto e o emprego de um ritmo (palavras, silêncios, usos ou não usos da pontuação, sonoridade, repetições e deslocamentos) partindo de reflexões sobre o que é gênero literário, o que é poesia (considerando sobretudo textos esparsos de Machado de Assis, O arco  e a lira, de Octavio Paz, e O demônio da teoria, Antoine Compagnon) e a importância do ritmo para o texto, independente do gênero, e leituras que exemplificam os pontos suscitados. Para isso, serão lidos pequenos trechos de: entrevista de Adília Lopes para a revista Quatro cinco um, Sem vista para o mar (Carol Rodrigues), Vida querida (Alice Munro), Palavra nenhuma e A cabeça boa  (Lilian Sais), Araras vermelhas (Cida Pedrosa), José (Carlos Drummond de Andrade), Menina a caminho (Raduan Nassar), Ensaio sobre a cegueira (José Saramago), Tipos de Perturbação (Lydia Davis).  

 

Encontro 3: Dispositivos de escrita

No terceiro encontro, serão observadas e investigadas maneiras de executar procedimentos de escrita que, para além da estrutura escolhida, operem de forma consistente (e ao mesmo tempo simples) em favor do texto literário, como mostrar em vez de dizer (Tchékhov), explicar menos para manter lacunas (e mistério) – aqui, será abordada brevemente a teoria dos dois contos, de Ricardo Piglia –, e explorar o inusitado a partir de escolhas vocabulares, construções frasais (inclusive em títulos), invenções de palavras e citações, uso de gêneros textuais não pertencentes à literatura, figuras de linguagem bem operadas e até mesmo recursos gráficos. Para respaldar tais ferramentas, serão utilizados pequenos fragmentos dos livros apresentados a seguir: O livro do figo (Lilian Sais), Redemoinho em dia quente (Jarid Arraes), Sem vista para o mar (Carol Rodrigues), Como se estivéssemos num palimpsesto de putas (Elvira Vigna), Metamorfose (Kafka), Dobra (Adília Lopes), Antologia poética (Vinícius de Moraes), Pessoas desaparecidas, lugares desabitados (Alexandre Arbex), Contos completos (Virginia Woolf), Como escovar os dentes num incêndio (Marcílio Godoi). 

 

Encontro 4: Leitura e discussão dos textos produzidos ao longo da oficina 

No último encontro, vamos apresentar, ler e discutir os textos produzidos ao longo da oficina, com a observação e o apontamento das temáticas e dos procedimentos abordados durante o percurso que foram relevantes para que a escrita se tornasse possível. Encerramento da oficina tratando das reflexões trazidas nos quatro encontros.

As aulas do curso são ao vivo e as gravações ficam disponíveis por 30 dias. Emitimos certificado de participação. 

bottom of page