
O QUE NÃO APARECE NA ESCRITA | 3a edição
anti-oficina com Marcelo Labes
Quartas | 19h às 21h BRT
Módulo 1: 14/05, 21/05, 28/05 e 04/06
Módulo 2: 11/06, 18/06, 25/06 e 02/07
Aulas online via zoom
MARCELO LABES é poeta e prosador. Publicou pela Caiaponte Edições os livros Deus não dirige o destino dos povos, Amor de bicho, O nome de meu pai, Três porcos – Prêmio Machado de Assis em 2021 e Paraízo-Paraguay – vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2020. Enclave (Patuá, 2018) foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Poesia.
AULA ABERTA E GRATUITA: INSCREVA-SE
O escritor Marcelo Labes traz provocações acerca do romance literário e dos desafios em sua escrita, desde a neurose geradora da ideia aos caminhos percorridos durante a escritura, levando em conta a pesquisa, o processo de escrita, a revisão, a reescrita e a finalização do texto, elementos que quase nunca aparecem na versão final do livro, mas que estão sempre presentes no percurso de quem escreve.
PROGRAMA DO MÓDULO 1:
Aula 1: a) O que não aparece no romance – da neurose à pesquisa: saber começar, saber parar, saber a hora de começar a escrever e a hora de reescrever; b) Da escrita de si à escrita histórica: diferentes pesquisas para se chegar ao texto; c) Uma definição ousada: todo romance é histórico, todo romance é uma escrita de si.
Aula 2: a) O que aparece no romance – a ponta do iceberg: acertos e erros na medição do que pode e deve e do que não deveria constar no texto: a insalubre busca da autora, do autor, por isonomia ou a escolha final do que deve ser publicado e do que deve ser suprimido.
Aula 3: a) Realizar a escrita: entre a prosa contínua e a descontinuidade; b) Da exaltação do texto ao respeito pela leitora, pelo leitor; c) Insubmissão da criação; d) Planejar a ficção ou permitir-se os acidentes?; e) Exercício: o planejamento de uma prosa longa.
Formas de inscrição
Inscrição todos os módulos:
Inscrição por módulo:
Desconto especial para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. Os cupons não são cumulativos. Será utilizado apenas um por compra.
Utilize um dos cupons!
MARCELO10 (10% de desconto)
MARCELO5 (5% de desconto)
Aula 4: a) A importância dos leitores beta e a importância de não lhes dar ouvidos; b) A confiança de quem escreve no seu mundo ficcional; c) Elementos práticos para a escrita; d) Leitura em grupo dos planejamentos de prosa longa.
PROGRAMA DO MÓDULO 2:
Aula 1: a) A questão das fórmulas; b) Exercício: o planejamento de uma prosa longa ou de um livro de poemas.
Aula 2: a) Planejar a escrita; b) Estado da arte; c) Da exaltação do texto ao respeito por quem lê; d) Insubmissão da criação; e) Planejar a ficção ou permitir os incidentes?; f) Encadeamento dos fatos, importância dos conflitos, escolha das vozes; g) Leitura em grupo dos planejamentos de prosa longa; h) Debate sobre os planejamentos.
Aula 3: a) Debate: como posso interferir no texto alheio sem eu mesmo reescrever pessoalmente este texto?; b) Leitura dos planejamentos editados pelos colegas; c) Processos de edição: leitura beta, preparação de texto, edição; d) A procura por uma editora, das independentes às grandes casas editoriais: o status de escritor torna realmente alguém escritor?; e) Mídias sociais, enquetes e outras cafonices; d) Debate; e) Retorno dos textos editados aos autores: acolher ou não as sugestões dos colegas e refazer seu planejamento a partir disso.
Aula 4: a) O que não se controla no texto na hora em que ele é publicado: Zeitgeist e oportunidades de mercado; b) As formas de não prever os caminhos do texto que implicam na forma como ele é lido; c) O autor tem que escrever, é essa a sua função enquanto escritor; d) O autor também precisa saber do mundo que o rodeia. Não é apenas de palavras que se faz literatura; e) Viver também é importante. Supor que seja possível fazer literatura apenas através do que se lê e do que se assiste só faz limitar o texto; f) Debate sobre os planejamentos editados a partir da visão do autor.
As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis no YouTube.