top of page
MARCELO LABES.jpg

O QUE NÃO APARECE NA ESCRITA | 3a edição | Módulo 2
anti-oficina com Marcelo Labes

Quartas | 19h às 21h BRT

Módulo 2: 11/06, 18/06, 25/06 e 02/07

Aulas online via zoom

MARCELO LABES é poeta e prosador. Publicou pela Caiaponte Edições os livros Deus não dirige o destino dos povos, Amor de bicho, O nome de meu pai, Três porcos – Prêmio Machado de Assis em 2021 e Paraízo-Paraguay – vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2020. Enclave (Patuá, 2018) foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Poesia.

AULA ABERTA E GRATUITA: INSCREVA-SE

O escritor Marcelo Labes traz provocações acerca do romance literário e dos desafios em sua escrita, desde a neurose geradora da ideia aos caminhos percorridos durante a escritura, levando em conta a pesquisa, o processo de escrita, a revisão, a reescrita e a finalização do texto, elementos que quase nunca aparecem na versão final do livro, mas que estão sempre presentes no percurso de quem escreve.

 

PROGRAMA DO MÓDULO 2:

Aula 1: a) A questão das fórmulas; b) Exercício: o planejamento de uma prosa longa ou de um livro de poemas.

Formas de inscrição

Inscrições abertas:

Inscrições até 09/06/2025

Desconto especial para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. Os cupons não são cumulativos. Será utilizado apenas um por compra.

Aula 2: a) Planejar a escrita; b) Estado da arte; c) Da exaltação do texto ao respeito por quem lê; d) Insubmissão da criação; e) Planejar a ficção ou permitir os incidentes?; f) Encadeamento dos fatos, importância dos conflitos, escolha das vozes; g) Leitura em grupo dos planejamentos de prosa longa; h) Debate sobre os planejamentos.

 

Aula 3: a) Debate: como posso interferir no texto alheio sem eu mesmo reescrever pessoalmente este texto?; b) Leitura dos planejamentos editados pelos colegas; c) Processos de edição: leitura beta, preparação de texto, edição; d) A procura por uma editora, das independentes às grandes casas editoriais: o status de escritor torna realmente alguém escritor?; e) Mídias sociais, enquetes e outras cafonices; d) Debate; e) Retorno dos textos editados aos autores: acolher ou não as sugestões dos colegas e refazer seu planejamento a partir disso.

 

Aula 4: a) O que não se controla no texto na hora em que ele é publicado: Zeitgeist e oportunidades de mercado; b) As formas de não prever os caminhos do texto que implicam na forma como ele é lido; c) O autor tem que escrever, é essa a sua função enquanto escritor; d) O autor também precisa saber do mundo que o rodeia. Não é apenas de palavras que se faz literatura; e) Viver também é importante. Supor que seja possível fazer literatura apenas através do que se lê e do que se assiste só faz limitar o texto; f) Debate sobre os planejamentos editados a partir da visão do autor.

LIVROS DO CURSO:

 A arte do romance, de Milan Kundera;

Um crime bárbaro, de Ieda Magri;

O pai da menina morta, de Tiago Ferro;

Vento vazio, de Marcela Dantés;

Humanos exemplares, de Juliana Leite;

Viagem à luta armada, de Carlos Eugênio Paz (Clemente);

Noturno 1894, de Raimundo Caruso;

A morte do autor, de Roland Barthes.

As aulas do curso são ao vivo e as gravações ficam disponíveis no YouTube. Emitimos certificado de participação. Gravações disponíveis por 30 dias.

bottom of page