O QUE NÃO APARECE NA ESCRITA
quartas: 13 novembro a 4 dezembro, 19h às 21h BRT
Aulas online via zoom
MARCELO LABES é poeta e prosador. Publicou pela Caiaponte Edições os livros Deus não dirige o destino dos povos, Amor de bicho, O nome de meu pai, Três porcos – Prêmio Machado de Assis em 2021 e Paraízo-Paraguay – vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2020. Enclave (Patuá, 2018) foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Poesia.
Ao longo de quatro encontros, o escritor Marcelo Labes traz provocações acerca do romance literário e dos desafios em sua escrita, desde a neurose geradora da ideia aos caminhos percorridos durante a escritura, levando em conta pesquisa, processo de escrita, revisão, reescrita e finalização do texto, elementos que quase nunca aparecem na versão final do livro, mas sempre presente no percurso de quem escreve.
As aulas são síncronas e as gravações são enviadas apenas aos inscritos. Emitimos certificado de participação.
Formas de inscrição
Inscrições Abertas!
Inscrições até 11/11/2024
Desconto especial:
Desconto especial para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. Os cupons não são cumulativos. Será utilizado apenas um por compra.
Utilize os cupons!
MARCELO10 (10% de desconto)
MARCELO15 (15% de desconto)
PROGRAMA
AULA 1: a) O que não aparece no romance – da neurose à pesquisa: saber começar, saber parar, saber a hora de começar a escrever e a hora de reescrever; b) Da escrita de si à escrita histórica: diferentes pesquisas para se chegar ao texto; c) Uma definição ousada: todo romance é histórico, todo romance é uma escrita de si.
AULA 2: a) O que aparece no romance – a ponta do iceberg: acertos e erros na medição do que pode e deve e do que não deveria constar no texto: a insalubre busca da autora, do autor, por isonomia ou a escolha final do que deve ser publicado e do que deve ser suprimido.
AULA 3: a) Realizar a escrita: entre a prosa contínua e a descontinuidade; b) Da exaltação do texto ao respeito pela leitora, pelo leitor; c) Insubmissão da criação; d) Planejar a ficção ou permitir-se os acidentes?; e) Exercício: o planejamento de uma prosa longa.
AULA 4: a) A importância dos leitores beta e a importância de não lhes dar ouvidos; b) A confiança de quem escreve no seu mundo ficcional; c) Elementos práticos para a escrita; d) Leitura em grupo dos planejamentos de prosa longa.