top of page

DETETIVES E CRIMINOSOS
Ficção policial, da origem à atualidade
minicurso com Luís Otávio Hott

Quartas-Feiras (03 Abril > 24 Abril), Das 19h às 21h BRT

Aulas online via zoom

LUÍS OTÁVIO HOTT é escritor, professor de literatura e especialista em ficção policial. Realiza pesquisa de pós-doutorado em Teoria Literária na USP, é doutor em Estudos Literários pela UFRJ e mestre em Teoria da Literatura pela UFMG. Publicou poemas e artigos em revistas e periódicos.

A Ficção Policial tem, há muito tempo, uma legião de leitores fiéis, tornando-se um dos gêneros mais proeminentes da atualidade, tanto na literatura quanto no cinema. O gênero fundado na dinâmica entre policiais e criminosos, na investigação de crimes, perseguição e apreensão do criminoso pelo detetive, evoluiu muito além do entretenimento próprio da cultura de massa, se tornando uma forma literária capaz de encarnar ansiedades sociais de diferentes épocas. Desde o seu surgimento, no conto “Os assassinatos da Rue Morgue”, de Edgar Allan Poe, em 1841, fundador da história clássica, cujo detetive Sherlock Holmes, de Conan Doyle é o maior exemplo, passando pelos gêneros Noir, Hard Boyle, cujos maiores expoentes são Dashiell Hammett e Raymond Chandler, até a atualidade, se tornando um fenômeno midiático, estando amplamente representado em séries e filmes, além de obras literárias, o gênero tem se adaptado continuamente à mudança dos tempos. 

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!

Inscrições até 01/04/2024

Inscrição meia-entrada: R$ 200

*Meia-entrada para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e receba o cupom de meia-entrada. 

Utilize os cupons! 

LUIS10 (10% de desconto)

LUIS20 (20% de desconto)

Em quatro encontros, Luís Otávio Hott traça um panorama crítico da história da Ficção Policial, resgatando-o do status de subgênero e reconhecendo-o como forma literária relevante na cultura e na sociedade.

PROGRAMA DO CURSO
 

Aula 1. A criação da ficção policial: “Os assassinatos da Rue Morgue”, Edgar Allan Poe; a fórmula clássica: Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e Hercule Poirot, de Agatha Christie.
 

Aula 2. Noir, Hard Boyle: Dashiell Hammett e Raymond Chandler, Los Angeles nos anos 1920-30, Hollywood e o contexto norte-americano entre guerras. 
 

Aula 3. Ficção Policial na América Latina: Influências e descontinuidades do gênero na periferia: Jorge Luis Borges, Ricardo Piglia, Leonardo Padura, Rubem Fonseca etc. 
 

Aula 4. Influências do gênero literário da Ficção Policial no cinema e televisão: análise comparativa de séries e filmes com obras literárias.

bottom of page