top of page
isabelabosi.jpg

ESCREVER O TEMPO: OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA
com Isabela Bosi

segunda e quarta-feira (21 agosto > 28 agosto), 19h às 21h BRT

Aulas online via zoom

ISABELA BOSI é escritora e doutora em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP/CAPES), com pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e no Institut Mémoires de l'édition contemporaine. Mestra em Memória Social (UNIRIO/CAPES) e autora dos livros Elida Tessler: alguns envios de tempos e memórias (UFMG, 2023), Quase, Sobre viver e Bar do Anísio, além de textos e vídeos publicados em revistas e antologias.

O que seria uma escrita do tempo? Ou mesmo: como escrever o tempo? Como escapar do tempo cronológico, linear, mensurável? Pode o tempo ser também um personagem? Como a escrita pode inventar e propor outros modos de relação com o tempo? A partir dessas e de outras questões, esta oficina busca provocar uma reflexão acerca das relações entre tempo e escrita, e propor exercícios de criação de texto. Para isso, passaremos por diversas noções de tempo ao longo da história e por diferentes formas de escrita do tempo na literatura ocidental, como o romance Ao Farol, de Virginia Woolf, e a trilogia Aurelia Steiner, de Marguerite Duras. 

As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis no YouTube. 

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!

Inscrições até 19/08/2024

Desconto especial:

Desconto especial para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial. Os cupons não são cumulativos. Será utilizado apenas um por compra.

Utilize os cupons! 

ISABELA10 (10% de desconto)

ISABELA15 (15% de desconto)

PROGRAMA

1º encontro

  • Panorama da ideia de tempo ao longo da história: do tempo circular ao tempo rizomático. Panorama dos modos como a literatura evoca o tempo: tempo linear, flashbacks, tempo espiralar, entre outros. 

  • Proposta de exercício de escrita a partir das questões abordadas. 

 

2º encontro

  • Conversa sobre o exercício do encontro anterior.

  • Reflexão sobre alguns exemplos de escritas do tempo, como o romance Ao Farol, de Virginia Woolf, e sua relação com o tempo que passa e com o tempo perdido. A obra Carta ao pai, da artista Elida Tessler, e sua relação com o tempo de uma escrita impossível, em  ressonância com o livro homônimo de Franz Kafka. 

  • Proposta de extensão do exercício de escrita. 

 

3º encontro

  • Conversa sobre o exercício do encontro anterior.

  • Continuação e encerramento das discussões iniciadas no encontro anterior, adentrando na trilogia Aurelia Steiner, de Marguerite Duras, para refletir acerca do tempo como rizoma, com múltiplas entradas e saídas e coexistências de sujeitos e espaços.

bottom of page