
ENTRE O ÍNTIMO E O UNIVERSAL:
lendo e escrevendo com Annie Ernaux
oficina de escrita com Flávia Falleiros
Terças: 21/10, 28/10, 04/11 e 11/11, das 19h30 às 21h30 BRT
Aulas online via zoom
FLÁVIA FALLEIROS é doutora em Literatura Francesa pela Universidade de Paris 10, com estágios de pós-doutorado em Teoria literária e literatura comparada; tem vários anos de experiência em ensino universitário, em nível de graduação e pós-graduação, no Brasil (UNESP, UFPB) e na França (Universidades de Rennes II, Nantes e Lorient); em 2012, foi professora estrangeira convidada na École Normale de Paris (ENS); é tradutora, ensaísta e autora da coletânea poética Rádio Melancholia (São Paulo: Editacuja, 2023). Anima, no YouTube, o canal Literatura e cercanias.
Annie Ernaux, Prêmio Nobel de Literatura (2022), vem se destacando, há alguns anos, por um gênero de escrita que ela nomeou como autossociobiografia. Essa denominação não deixa dúvidas quanto ao parentesco de seus escritos com a autobiografia; porém, acrescenta a este gênero fortemente vinculado à ideia de intimidade, um elemento que remete ao coletivo, isto é, à dimensão social da vida, em que se insere todo indivíduo.
O projeto de escrita autossociobiográfica resulta de uma teorização pessoal feita por Annie Ernaux, a partir de suas reflexões sobre a literatura e sobre textos que influenciaram sua prática de escritora, entre os quais se encontram Nadja, de André Breton, as Confissões, de Rousseau, Em busca do tempo perdido, de Proust, e Os herdeiros, dos sociólogos Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron.
Nesta oficina de escrita, vamos fazer um apanhado teórico sintético sobre a autobiografia e a autoficção e, em seguida, a partir da leitura de trechos escolhidos dos livros de Annie Ernaux e de alguns autores que a influenciaram, vamos propor exercícios de escrita criativa motivados pelas discussões em aula.
Formas de inscrição
Inscrições abertas:
Inscrições até 19/10/2025
Cupons válidos até 14/10/2025
Desconto especial para ex-alunas/os, estudantes universitários e pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial.
Ou utilize o cupom: FLAVIA5
(sujeito à disponibilidade)
PROGRAMA
Aula 1 – Autobiografia e autoficção: referenciais teóricos
Aula 2 – Leitura e discussão de trechos escolhidos de textos de Annie Ernaux: A escrita como faca e outros textos, A vergonha, O lugar
Aula 3 – Leitura e discussão de trechos escolhidos: Nadja, de André Breton, Confissões, de Rousseau, Em busca do tempo perdido, de Proust, Os herdeiros, de Bourdieu e Passeron
Aula 4 – Leitura e comentário dos textos produzidos ao longo da oficina. As sugestões para os exercícios de escrita serão dadas durante os encontros.
Referências bibliográficas
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Trindade: Editora da UFSC, 2014.
BRETON, André. Nadja. São Paulo: 100/Cabeças, 2022.
ERNAUX, Annie. O lugar. São Paulo: Fósforo, 2022.
___. A escrita como faca e outros textos. São Paulo: Fósforo, 2023.
___. A vergonha. São Paulo: Fósforo, 2022.
PROUST, Marcel. No caminho de Swann (Volume I de Em busca do tempo perdido). São Paulo: Editora Globo, 2016.
As aulas do curso são ao vivo e as gravações ficam disponíveis por 30 dias. Emitimos certificado de participação.