
ANNIE ERNAUX:
escrita introspectiva e pertencimento social
oficina de escrita com Flávia Falleiros
Terças: 05, 12, 19 e 26 de agosto, das 19h30 às 21h30 BRT
Aulas online via zoom
FLÁVIA FALLEIROS é doutora em Literatura Francesa pela Universidade de Paris 10, com estágios de pós-doutorado em Teoria literária e literatura comparada; tem vários anos de experiência em ensino universitário, em nível de graduação e pós-graduação, no Brasil (UNESP, UFPB) e na França (Universidades de Rennes II, Nantes e Lorient); em 2012, foi professora estrangeira convidada na École Normale de Paris (ENS); é tradutora, ensaísta e autora da coletânea poética Rádio Melancholia (São Paulo: Editacuja, 2023). Anima, no YouTube, o canal Literatura e cercanias.
Annie Ernaux, Prêmio Nobel de Literatura (2022), vem se destacando, há alguns anos, por um gênero de escrita que ela nomeou como auto-socio-biografia. Essa denominação não deixa dúvidas quanto ao parentesco de seus escritos com a autobiografia; porém, acrescenta a este gênero fortemente vinculado à ideia de introspecção, um elemento que remete ao coletivo, isto é, à dimensão social da vida, em que se insere todo indivíduo.
O projeto de escrita auto-socio-biográfica resulta de uma teorização pessoal feita por Annie Ernaux, a partir de suas reflexões sobre a literatura e sobre textos que influenciaram sua prática de escritora, entre os quais se encontram Nadja, de André Breton, as Confissões, de Rousseau, Em busca do tempo perdido, de Proust, e Os herdeiros, dos sociólogos Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron.
Nesta oficina de escrita, faremos inicialmente um apanhado teórico sintético sobre a autobiografia e a autoficção e, em seguida, a partir da leitura de trechos escolhidos dos livros de Annie Ernaux e de alguns autores que a influenciaram, vamos propor exercícios de escrita criativa motivados pelas discussões em aula.
Formas de inscrição
Inscrições abertas:
Inscrições até 03/08/2025
Cupons válidos até 29/07/2025
Desconto especial para ex-alunas/os, estudantes universitários e pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de desconto especial.
Ou utilize o cupom: FLAVIA5
(sujeito à disponibilidade)
PROGRAMA:
Aula 1 – Autobiografia e autoficção: referenciais teóricos
Aula 2 – Leitura e discussão de trechos escolhidos de textos de Annie Ernaux: A escrita como faca e outros textos, A vergonha, O lugar
Aula 3 – Leitura e discussão de trechos escolhidos: Nadja, de André Breton, Confissões, de Rousseau, Em busca do tempo perdido, de Proust, Os herdeiros, de Bourdieu e Passeron
Aula 4 – Leitura e comentário dos textos produzidos ao longo da oficina. As sugestões para os exercícios de escrita serão dadas durante os encontros.
Referências bibliográficas
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Trindade: Editora da UFSC, 2014. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle.
BRETON, André. Nadja. São Paulo: 100/Cabeças, 2022. Tradução de Ivo Barroso.
ERNAUX, Annie. O lugar. São Paulo: Fósforo, 2022. Tradução de Marília Garcia.
___. A escrita como faca e outros textos. São Paulo: Fósforo, 2023. Tradução de Mariana Delfini.
___. A vergonha. São Paulo: Fósforo, 2022. Tradução de Marília Garcia.
PROUST, Marcel. No caminho de Swann (Volume I de Em busca do tempo perdido). São Paulo: Editora Globo, 2016. Tradução de Mário Quintana.
As aulas do curso são ao vivo e as gravações ficam disponíveis por 30 dias. Emitimos certificado de participação.