top of page

SAMUEL BECKETT e a trilogia do pós-guerra:
leitura guiada de Molloy, Malone morre e O inominável |

com Luci Collin

Curso gravado - acesso para sempre

8 horas de curso

LUCI COLLIN  é escritora, tradutora e educadora. Na USP concluiu o doutorado e dois estágios pós-doutorais. Tem 24 livros publicados, entre os quais Querer falar (finalista do prêmio Oceanos 2015), A palavra algo (prêmio Jabuti 2017), Rosa que está (finalista do prêmio Jabuti 2020) e Dedos impermitidos (prêmio Clarice Lispector – Biblioteca Nacional).

Em quatro encontros, Luci Collin apresenta a famosa “trilogia do pós-guerra”, de Samuel Beckett, composta por Molloy, Malone morre e O inominável, escrita em Paris logo após o fim da Segunda Guerra Mundial na segunda metade dos anos 1940. A verdadeira ação destes romances está na própria linguagem, ainda que seja a de comunicar a incomunicabilidade humana. Além das histórias que Malone conta para si mesmo, também há neste tríptico uma atualização poderosa de personagens emparedados como Gregor Samsa (A metamorfose, de Franz Kafka) e o homem do subsolo de Dostoiévski, mas sobretudo a destreza narrativa e a habilidade genial de Beckett na criação de personagens que podemos chamar de beckettianas por excelência: homens devastados, que reconhecem o fim inevitável, em meio a ambiguidades, sátiras, ironias, reflexões filosóficas e dúvidas em relação à capacidade da linguagem, da comunicação, da certeza dos fatos e da narrativa em si.

Formas de inscrição

Inscrição 
R$ 180,00

Acesso para sempre

O curso realiza uma leitura guiada desta obra da maturidade do mestre do absurdo, apresentando uma introdução, contextualizações históricas, explicações sobre a trajetória de Beckett e análises fundamentais de um marco inultrapassável da literatura do século XX.

bottom of page