top of page
banner Celan.png

PAUL CELAN E O SILÊNCIO DA POESIA
Minicurso com Estevan Ketzer

Curso gravado - acesso para sempre

8 horas de curso

ESTEVAN KETZER é psicólogo clínico (PUCRS), professor da Pós-Graduação em Psicanálise da Anhanguera (Erechim) e escritor. Mestre e Doutor em Letras, pesquisador dos arquivos Jacques Derrida no IMEC (França) e de pós-doutorado em Letras (UFMG). Publicou O relevo da inscrição: a po-ética dos corpos em Freud, Artaud e Derrida, entre outros livros e ensaios. Recebeu o Primeiro lugar no Prêmio Isaías Golgher de 2022 com o ensaio Paul Celan e o silêncio da poesia.

Em quatro encontros, Estevan Ketzer apresenta a produção poética do poeta judeu-romeno Paul Celan a partir de algumas linhas de força essenciais para a compreensão da sua poesia: o silêncio, o questionamento diante da morte iminente, a influência literária e a relação de compromisso entre quem fala e quem escuta a poesia gerada através da pergunta: Será a poesia um aperto de mãos? 

Formas de inscrição

Inscrição 
R$ 180,00

Acesso para sempre

Ao longo do curso, são apresentadas algumas dessas influências fundamentais: a crítica ostensiva de Peter Szondi do poema “Strette”, o aparecimento da cumplicidade da testemunha do holocausto com Maurice Blanchot, além de conversas profícuas com Nelly Sachs (Prêmio Nobel em 1966), a poeta austríaca Ingeborg Bachmann, com quem manteve uma longa correspondência, e alguns filósofos europeus: Theodor W. Adorno, Martin Buber, Martin Heidegger, Emmanuel Levinas e Jacques Derrida. 

 

O curso ainda realiza uma introdução, contextualizações e análises sobre a trajetória do poeta do indizível, da “fuga da morte”, do “lugar das trombetas”, da “poesia depois de Auschwitz”, da (po)ética e do som do silêncio.

bottom of page