top of page
banner Kafka.png

KAFKA E O ABSURDO |
com Estevan Ketzer

Curso gravado - acesso para sempre

8 horas de curso

ESTEVAN KETZER é psicólogo clínico (PUCRS), professor da Pós-Graduação em Psicanálise da Anhanguera (Erechim) e escritor. Mestre e Doutor em Letras, pesquisador dos arquivos Jacques Derrida no IMEC (França) e de pós-doutorado em Letras (UFMG). Publicou O relevo da inscrição: a po-ética dos corpos em Freud, Artaud e Derrida, entre outros livros e ensaios. Recebeu o Primeiro lugar no Prêmio Isaías Golgher de 2022 com o ensaio Paul Celan e o silêncio da poesia.

Por que a obra de Franz Kafka é repleta de elementos do absurdo? E o que é absurdo? Por que ele mudou a forma como enxergamos a realidade no século XX? Tantas perguntas... e talvez tanta dificuldade em responder “o que é”. Estas questões nos transportam para as duas primeiras décadas do século XX, em Praga, na República Tcheca, e no final do Império Austro-Húngaro, lá onde nossos conhecimentos entraram em um labirinto e nossas ideias se perderam em quatro contos de Kafka: 1) O veredicto; 2) Na Colônia Penal; 3) O Processo; 4) A Metamorfose. Neste momento de epifania transloucada, a alucinação e a realidade se encontram como sempre foram em nossos pesadelos: descendo um abismo repleto de pedras contundentes. Talvez ali poderemos nos dispormos à inquietude do tempo e sua metamorfose.

Formas de inscrição

Inscrição 
R$ 180,00

Acesso para sempre

PROGRAMA DO CURSO

Em quatro encontros, Estevan Ketzer apresenta e analisa quatro obras-primas que nos levam ao coração da fantasia kafkiana, realizando uma leitura guiada de textos curtos do mestre do absurdo, com uma introdução, contextualizações históricas, explicações sobre a trajetória de Franz Kafka e análises fundamentais de um marco inultrapassável da literatura do século XX. 

bottom of page