top of page

A POSTURA AMBÍGUA DE FREUD:
diálogos entre Arte, Literatura e Psicanálise

com Renato Tardivo

Curso gravado - acesso para sempre

6 horas de curso

RENATO TARDIVO é psicanalista e escritor. Foi professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, é mestre e doutor em Psicologia Social e pós-doutor em Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica. Autor do ensaio Porvir que vem antes de tudo – literatura e cinema em Lavoura Arcaica e do romance No instante do céu, entre outros livros. 

Em três encontros, Renato Tardivo propõe reflexões sobre possibilidades e limites na relação da literatura e das artes com a psicanálise, a partir da fundamentação em referenciais da Estética, da Fenomenologia e da História da Arte. Tudo isso conflui para o ponto alto do curso, que é a discussão da postura ambígua de Freud em relação às artes e à literatura, considerando alguns temas essenciais como: alteridade, percepção e psicanálise implicada à cultura. 

Formas de inscrição

Inscrição 
R$ 135,00

Acesso para sempre

O curso também aponta análises no âmbito da problemática apresentada, por meio da leitura e interpretação das seguintes obras: o quadro Ventania (1888, óleo sobre tela), de Antônio Parreiras, o romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, e o filme-ensaio Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho.  

PROGRAMA DO CURSO

1ª Aula – Psicologia da Arte: Estética, Fenomenologia e História da Arte. Discussão da obra pictórica Ventania, a partir da série “Obra Revelada” (Itaú Cultural).

 

2ª Aula – A postura ambígua de Freud em relação às artes e à literatura: sublimação, sintoma, invenção. Leitura conjunta do ensaio “A transitoriedade”, de Sigmund Freud.

 

3ª Aula – Análise do romance Lavoura arcaica e do filme Jogo de Cena. 

bottom of page