top of page
Luci_Walt Whitman.jpg

FOLHAS DE RELVA, de Walt Whitman:
leitura guiada |

com Luci Collin

Curso gravado - acesso para sempre

8 horas de curso

LUCI COLLIN  é escritora, tradutora e educadora. Na USP concluiu o doutorado e dois estágios pós-doutorais. Tem 24 livros publicados, entre os quais Querer falar (finalista do prêmio Oceanos 2015), A palavra algo (prêmio Jabuti 2017), Rosa que está (finalista do prêmio Jabuti 2020) e Dedos impermitidos (prêmio Clarice Lispector – Biblioteca Nacional).

Em quatro encontros, Luci Collin apresenta o poeta estadunidense pré-moderno Walt Whitman com o objetivo de: 1) contextualizar a vida, a obra e seu momento de produção; 2) caracterizar sua dicção (estilo, temas, técnicas) e analisar os principais poemas do livro Folhas de Relva, um marco na poesia universal, e 3) estabelecer relações entre Whitman e poetas contemporâneos como Pablo Neruda e Allen Ginsberg.

Formas de inscrição

Inscrição 
R$ 180,00

Acesso para sempre

PROGRAMA DO CURSO

1º encontro: Contextualização da tradição da poesia norte-americana no século XIX. Romantismo (Edgar Allan Poe) e Transcendentalismo (Ralph Waldo Emerson, Henry David Thoreau). Aspectos biográficos de Walt Whitman e o cenário de produção de Folhas de Relva.

 

2º encontro: Contextualização da Guerra da Secessão e o impacto da guerra na obra de Whitman. A estrutura de Folhas de Relva e sua história até a “edição-do-leito-de-morte”. Caracterização da poesia de Whitman: temas, técnicas, uso da linguagem.

 

3º encontro: Leitura e comentário analítico de cantos selecionados de Folhas de Relva: “Inscrições”, “Começando por Paumanok”, “Canção de mim mesmo”, “Filhos de Adão”, “Cálamo”, “Salut au Monde”, “Canção da estrada aberta”, “Travessia na balsa do Brooklin”, “Canção do respondedor”, “Nossa velha feuillage”, “Uma canção de alegrias”, “Canção do machado”, “Canção da exposição”, “Canção da sequoia”, “Uma canção para os ofícios”, “Uma canção da terra que rola”, “Juventude, dia, velhice e noite”, “Aves de arribação”, “Um cortejo na Broadway”, “Corrente marítima”, “Beira da estrada”, “Repiques de tambor”.

 

4º encontro: Leitura e comentário analítico de cantos selecionados de Folhas de Relva: “Lembranças do Presidente Lincoln”, “Pelas margens do Ontário azul”, “Reversões”, “Regatos de outono”, “Impetuosa música da tempestade”, “Passagem para a Índia”, “A prece de Colombo”, “Os adormecidos”, “Transposições”, “Pensar no tempo”, “Sussurros da morte celestial”, “Tu, Mãe, com tua igual cria”, “Um quadro de Paumanok”, “Do zênite à noite estrelada” = 22 poemas, “Canções de partida” = 17 poemas, 1º anexo = “Areias dos setenta”, 2º anexo = “Até mais, fantasia minha”.

O impacto da poesia de Whitman nas gerações que o sucederam (Pablo Neruda, Allen Ginsberg). 

bottom of page