top of page
Fausto banner.png

FAUSTO E O PACTO DEMONÍACO NA LITERATURA:
Goethe, Thomas Mann e Guimarães Rosa

com Carlos Eduardo Ortolan

Curso gravado - acesso para sempre

8 horas de curso

CARLOS EDUARDO ORTOLAN é crítico literário e pesquisador em Literatura. Colaborou em vários meios de comunicação, como Folha de São Paulo, Revistas Cult, Entrelivros e Trópico, além do programa Entrelinhas da TV Cultura. Ministra cursos sobre literatura e crítica literária. Bacharel em Filosofia  (2001) e Doutor em Literatura Brasileira (2023) pela FFLCH - USP.

O curso realiza uma leitura crítica das figurações do pacto demoníaco na literatura em algumas das obras centrais do cânone da literatura ocidental. No Fausto, de Goethe, que narra o drama de um intelectual em uma busca angustiante pela Totalidade, o tema do pacto desponta em uma míriade de reflexões estéticas, éticas, existenciais e políticas. Thomas Mann, em Dr. Fausto, reflete acerca do papel do artista e das relações complexas entre a estética e o mundo do fascismo, a partir de um sujeito em enfrentamento com o seu tempo. Em Grande Sertão: Veredas, a obra de arte total e polifônica de Guimarães Rosa, cujo lirismo da linguagem é tensionado nos limites da expressão, se debruça sobre o Brasil e suas contradições mais profundas, o mundo, a metafísica, o pensamento sobre o Bem e o Mal, o amor e o sentido mesmo da existência.

Formas de inscrição

Inscrição 
R$ 180,00

Acesso para sempre

Em quatro encontros, Cadu Ortolan elabora uma leitura crítica de três obras-primas da literatura universal, sempre procurando mostrar como se desenvolve o tema fundamental do pacto demoníaco em cada uma destas obras, apresentando uma introdução, contextualizações e análises que perpassam a filosofia e a estética.  

bottom of page