EROTICA:
escrever o sexo na literatura
Com Evelyn Blaut
Curso gravado - acesso para sempre
6 horas de curso
EVELYN BLAUT é escritora e diretora do Centro Cultural Astrolabio. É autora dos livros Fora da Rota (Todavia, 2024), O desejo de esquecer: Gonçalo M. Tavares e a epopeia (7Letras, 2020), A ficção de António Lobo Antunes: da coreografia dos espectros à caligrafia dos afectos (Texto/Leya, 2019) e As dezenove regras do romance policial (Demônio Negro, 2018).
Do texto tântrico (que, na verdade, tem por objetivo estabelecer o kama ou o gozo dos sentidos) à revolução sexual, passando pelos proibidões, o sexo aparece na literatura desde sempre, quer como tema, quer como cena, quer como forma de pensar o comportamento humano em suas mais diversas relações. Das cantigas trovadorescas aos romances contemporâneos, como o sexo é escrito e descrito na ficção pelos (ditos) grandes autores da literatura mundial? Henry Miller, Philip Roth, Nelson Rodrigues, Anais Nïn, Marguerite Duras, Georges Bataillle e Raduan Nassar são alguns dos escritores lidos nestes três encontros.
E justamente porque, na literatura, não há nada mais difícil que escrever uma boa cena de sexo, a intenção deste minicurso não é conjecturar sobre a literatura erótica, mas, a partir da leitura e análise de passagens e trechos das principais obras que tematizaram este assunto, pensar como a escrita pode colocar o sexo em cena de forma clara e inovadora.
Formas de inscrição
Inscrição
R$ 155,00
Acesso para sempre