top of page

O ENIGMA DE CAPTU:
leitura guiada de Dom Casmurro

com Carlos Eduardo Ortolan

Curso gravado - acesso para sempre

8 horas de curso

CARLOS EDUARDO ORTOLAN é crítico literário e pesquisador em Literatura. Colaborou em vários meios de comunicação, como Folha de São Paulo, Revistas Cult, Entrelivros e Trópico, além do programa Entrelinhas da TV Cultura. Ministra cursos sobre literatura e crítica literária. Bacharel em Filosofia  (2001) e Doutor em Literatura Brasileira (2023) pela FFLCH - USP.

Com agudeza de gênio, Machado de Assis produziu uma obra que desvenda as entranhas da má formação da sociedade brasileira. Assim, Capitu – a menina jovial, inteligente, vivaz e desprendida – torna-se vítima do ciúme ensandecido de Bentinho, um Otelo brasileiro, na acertada formulação de Helen Caldwell. É justamente a crítica norte-americana – a partir da qual prosseguiriam os estudos de John Gledson e Roberto Schwarz – que, mais de cinquenta anos após a publicação do livro, consegue vislumbrar a chave do romance cifrado de Machado. Este atraso na recepção mais precisa da obra, como veremos, é muito significativo do caso brasileiro, pois é Bento Santiago, homem de posses, bacharel em direito, católico e conservador, quem deve estar sob suspeição, uma vez que todo o seu discurso é um libelo de acusação contra Capitu.

Formas de inscrição

Inscrição 
R$ 180,00

Acesso para sempre

Em quatro aulas, Cadu Ortolan nos apresenta um dos mais bem realizados romances da segunda fase de nosso maior escritor, apontando e analisando a estrutura desta obra-prima magnífica, na qual forma literária e matéria social se entrelaçam de maneira extraordinária.

PROGRAMA DO CURSO

1ª aula: Originalidade estética de Machado de Assis e um resumo das visadas críticas mais importantes sobre o autor; 

2ª aula: Primeiro nível de leitura: um guia do enredo do romance;

3ª aula: Segundo nível de leitura: análise da narrativa de Bento e suas pistas acerca do suposto adultério de Capitu;

4ª aula: Terceiro nível de leitura: o narrador sob suspeição e o desvelamento do caráter de classe – e gênero – da acusação de Bento.

bottom of page