O ENIGMA DE CAPITU:
leitura guiada de Dom Casmurro
com Carlos Eduardo Ortolan
Curso gravado - acesso para sempre
8 horas de curso
CARLOS EDUARDO ORTOLAN é crítico literário e pesquisador em Literatura. Colaborou em vários meios de comunicação, como Folha de São Paulo, Revistas Cult, Entrelivros e Trópico, além do programa Entrelinhas da TV Cultura. Ministra cursos sobre literatura e crítica literária. Bacharel em Filosofia (2001) e Doutor em Literatura Brasileira (2023) pela FFLCH - USP.
Com agudeza de gênio, Machado de Assis produziu uma obra que desvenda as entranhas da má formação da sociedade brasileira. Assim, Capitu – a menina jovial, inteligente, vivaz e desprendida – torna-se vítima do ciúme ensandecido de Bentinho, um Otelo brasileiro, na acertada formulação de Helen Caldwell. É justamente a crítica norte-americana – a partir da qual prosseguiriam os estudos de John Gledson e Roberto Schwarz – que, mais de cinquenta anos após a publicação do livro, consegue vislumbrar a chave do romance cifrado de Machado. Este atraso na recepção mais precisa da obra, como veremos, é muito significativo do caso brasileiro, pois é Bento Santiago, homem de posses, bacharel em direito, católico e conservador, quem deve estar sob suspeição, uma vez que todo o seu discurso é um libelo de acusação contra Capitu.
Formas de inscrição
Inscrição
R$ 200,00
Acesso para sempre
Em quatro aulas, Cadu Ortolan nos apresenta um dos mais bem realizados romances da segunda fase de nosso maior escritor, apontando e analisando a estrutura desta obra-prima magnífica, na qual forma literária e matéria social se entrelaçam de maneira extraordinária.
PROGRAMA DO CURSO
1ª aula: Originalidade estética de Machado de Assis e um resumo das visadas críticas mais importantes sobre o autor;
2ª aula: Primeiro nível de leitura: um guia do enredo do romance;
3ª aula: Segundo nível de leitura: análise da narrativa de Bento e suas pistas acerca do suposto adultério de Capitu;
4ª aula: Terceiro nível de leitura: o narrador sob suspeição e o desvelamento do caráter de classe – e gênero – da acusação de Bento.