Clube de Poesia
PAUL AUSTER, TODOS OS POEMAS
Curadoria e mediação com Evelyn Blaut
Sexta-Feira (27 de Janeiro), das 19h30 às 21h BRT
Encontro online via zoom
EVELYN BLAUT é escritora, tradutora e diretora do Centro Cultural Astrolabio. Publicou os livros Fora da Rota (Todavia, 2024) e O desejo de esquecer: Gonçalo M. Tavares e a epopeia (7Letras, 2020), entre outros.
Nos encontros do clube de poesia, sempre on-line e ao vivo pela plataforma zoom, nos juntamos para conversar sobre nossas impressões de leitura, trazer sugestões complementares (para ler, ver e ouvir) e aprofundar nossa percepção sobre cada livro e poeta. Além de um bate-papo descontraído e fundamentado nas principais temáticas e nos procedimentos formais da poesia, também apontamos, sempre que possível, diálogos com a psicanálise, a história, a filosofia, o cinema e outras artes. Uma tacinha de vinho e uma xícara chá também são bem-vindas!
Formas de inscrição
Inscrições Abertas!
Inscrições até 25/01/2025
Escolha o valor com o qual você gostaria de contribuir:
No final da década de 1970, Paul Auster (1947-2024) ainda era um nome quase desconhecido das letras norte-americanas. Havia publicado somente algumas coletâneas de poemas, com escassa repercussão fora de um circuito específico e especializado. Poucos anos depois, o jovem poeta seria catapultado à fama internacional com o grande êxito de público e crítica dos romances filosófico-policiais da Trilogia de Nova York, que inauguraram uma brilhante carreira na prosa de ficção. À diferença dos escritores que começam suas carreiras com a composição de poemas e costumam renegar sua produção inicial quando se tornam ficcionistas consagrados, Auster não se esqueceu dos versos que o lançaram na exploração da escrita literária e que continuam a ter uma expressiva relevância estética.
Com uma destacada influência do poeta romeno Paul Celan, seu pensamento sobre a linguagem e sua escrita poética muitas vezes hermética elaboram suas preferências por referências naturais entremeadas de tons bíblicos judaicos. Sua voz começa a ganhar contornos mais definidos na segunda metade da década de 1970, sobretudo quando vemos acontecimentos pessoais, públicos e políticos invadirem a interioridade abstrata dos primeiros poemas, criando uma nova dicção, como no poema dedicado à morte do pai (S. A. 1911-1979). A inexistência de uma metrificação definida e a constante busca por uma sonoridade feita de aliterações, ecos e assonâncias são apenas dois elementos desta obra completa, acabada, em edição bilíngue e com acesso à riqueza vocabular e sonora do original e a níveis elevados de acabamento formal que a tradução integral da obra poética de um autor que viria a se tornar indiscutivelmente um nome de peso na literatura universal pode nos proporcionar.
Os participantes recebem uma pasta do drive por e-mail com uma seleção de poemas (caso você não tenha o livro).