top of page
Evelyn Blaut.png
Foto de Astrolabio.jpg

Clube de Poesia
COMPAIXÃO | Anne Sexton 
Curadoria e mediação com
 Evelyn Blaut e Michaela Schmaedel 

Sexta-Feira (12 de Abril), Das 17h às 18h30 BRT

Encontro online via zoom

EVELYN BLAUT é escritora e diretora do Centro Cultural Astrolabio. Publicou os livros O desejo de esquecer: Gonçalo M. Tavares e a epopeia (7Letras, 2020), A ficção de António Lobo Antunes: da coreografia dos espectros à caligrafia dos afectos (Texto/Leya, 2019) e As dezenove regras do romance policial (Demônio Negro, 2018).

MICHAELA SCHMAEDEL  é editora de cultura e poeta. É autora do livro Coração Cansado (Penalux, 2020), Quênia – poemas de viagem (Cas’a edições, 2021) e Paisagens inclinadas (editora 7letras, 2022). Está na antologia As mulheres poetas na literatura brasileira (Arribaçã, 2021), na coleção de plaquetes Petits furts, de Josep Domènech Ponsatí, e na antologia lusófona A boca no ouvido de alguém (Através das letras, 2023). Escreve resenhas sobre literatura para jornais e revistas e é editora do podcast Poesia pros Ouvidos.

Nosso clube de poesia propõe encontros on-line ao vivo via zoom para conversarmos sobre nossas impressões de leitura. Além de um bate-papo descontraído e fundamentado nas principais temáticas e nos procedimentos formais da história da poesia, também vamos apontar diálogos com a psicanálise, a história, a filosofia, o cinema e outras artes, trazendo sugestões complementares (para ler, ver e ouvir) e aprofundando nossa percepção sobre cada livro e poeta. Traga seu vinho ou chá e aproveite!

Formas de inscrição

Inscrições Abertas!
R$80

Inscrições até 10/04/2024

Inscrição meia-entrada: R$ 40

Meia-entrada para estudantes, PCD e pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de meia-entrada.

No próximo encontro, vamos conversar sobre a obra inovadora da poeta que abriu caminho para gerações de escritoras, em tradução inédita e integral no Brasil. 

Nome lendário, não só na poesia norte-americana, Anne Sexton (1928-1974), ao lado de outros grandes nomes a ela contemporâneos, como Sylvia Plath, inaugurou a chamada poesia confessional. Embora detestasse este termo, Anne quebrou padrões e expectativas com seu estilo estreitamente ligado a emoções e acontecimentos íntimos de sua vida. Transportando o eu para a poesia, foi com coragem e clareza extraordinárias que Anne falou de assuntos considerados inadmissíveis em sua época: traumas de infância e incesto; dependência de drogas e álcool; loucura e depressão; masturbação e menstruação; casamento e adultério; maternidade, sexualidade e religião; o desejo de viver e o desejo de morrer.  

 

"Das poetas mais radiantes do século passado, finalmente o público brasileiro pode delirar com este vendaval.” Letrux 

Os participantes recebem uma pasta do drive por e-mail com uma seleção de  poemas (caso você não tenha o livro).

bottom of page