ESCRITA CRIATIVA: O PROCESSO E O RESULTADO NA LITERATURA
com Bruno Ribeiro
quintas-feiras (27 junho > 18 julho), 19h às 21h BRT
Aulas online via zoom
BRUNO RIBEIRO é escritor, tradutor e roteirista. Mestre em Escrita Criativa pela Universidad de Tres de Febrero, em Buenos Aires, é autor de, entre outros, Como Usar um Pesadelo (Caos e Letras, 2020), Porco de Raça (Darkside Books, 2021) e o ainda inédito O Dono e o Mal (Alfaguara). Recebeu os prêmios Brasil em Prosa, Machado DarkSide Books, Todavia de Não-ficção e foi finalista do Prêmio Jabuti.
Com foco na literatura brasileira contemporânea, a oficina com Bruno Ribeiro destina-se a qualquer pessoa que deseja escrever, seja profissionalmente ou não, editar ou melhorar sua redação e criatividade. Aqui, não queremos simplesmente formar escritores, pois em tão poucos dias seria impossível. Em anos seria também. Um escritor se faz em vida, várias vidas, um escritor se faz escrevendo; o nosso interesse é fortalecer os alunos, entregar-lhes ferramentas, leituras e imaginários novos para que possam somá-los a suas experiências e profissões. Queremos também acomodar os textos produzidos por eles e estimular um intercâmbio frutífero, trabalhando com a invenção e a desconstrução ficcional com o apoio da teoria e a prática do texto criativo, exercitando constantemente técnicas de redação que os ajudarão a ter mais segurança para desenvolver suas ideias e projetos.
As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis no YouTube.
Formas de inscrição
Inscrições Abertas!
Inscrições até 25/06/2024
Inscrição meia-entrada: R$ 200
*Meia-entrada para estudantes e para pessoas acima de 65 anos. Envie o seu comprovante da universidade (se for estudante) ou de identidade (se for acima de 65 anos) para o email oastrolabiocontato@gmail.com e solicite o cupom de meia-entrada.
Utilize os cupons!
BRUNO10 (10% de desconto)
BRUNO20 (20% de desconto)
SOBRE A OFICINA
O processo e o resultado: o escritor precisa ter o “que” e o “como”.
Todos nós temos histórias para contar, mas nem todos nós temos as ferramentas necessárias para contar essa história. Raimundo Carrero, sobre isso, diz: “é preciso, portanto, dominar as ferramentas para depois dar o salto, a transcendência que transforma o ofício — os estudos, o aprendizado, a determinação — em arte. Os pintores são mestres nisso: primeiro fazem estudos individuais detalhados de mãos, de rostos, de bustos, depois recorrem aos modelos e, só mais tarde, enfim, à obra”.
Seguindo as palavras de Carrero, vamos abordar os seguintes tópicos de forma teórica e prática: Narratologia / Ideia e Inspiração: como começar um texto? / Diferentes técnicas para deixar seu texto mais interessante / PENTE: personagem, enredo, narrador, tempo e espaço / Conflito / Subvertendo a ordem, seja qual ela for: criatividade em prática / Escrever para o leitor ou para você? / Dois métodos distintos de se fazer literatura: processo X resultado.
Prática: Workshop com os textos produzidos pelos alunos em aula.
OBRAS DE REFERÊNCIA
A arte da ficção, David Lodge
Escrever, Marguerite Duras
Para ler como um escritor, Francine Prose
Os segredos da ficção, Raimundo Carrero
Venha ver o pôr do sol e outros contos, Lygia Fagundes Telles
Gótico Nordestino, Christiano Aguiar
Erva Brava, Paulliny Tort
Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus
A Paixão segundo G.H., Clarice Lispector
O Avesso da Pele, Jefferson Tenório